domingo, 6 de setembro de 2009

uToPiA

TPA - urge o Tenpo oji Para infinito Amor - uToPiA

Que não existe em nenhum lugar, devemos distinguir da palavra, ao contrário, a Utopia da qual tratamos é a reprentação daquilo que ainda não existe, mas que poderá vir a existir a partir do momento em que o homem tomar consciência que deverá iniciar um processo de criação, que uma vez iniciado não há de cessar sem têlo atingido. Esta é a Utopia que fundamentação na imaginação organizada e orientada, pela experiencia. É a consciência antecipadora do extraordinario amanha.
O mito ilude o homem e retarda a História. A Utopia alimenta o projeto de contrução do futuro e faz nova a História. Vejo o pensamento utópico como o grande motor das transformações sociais, politicas e religiosas. Ele sempre esteve presente no mundo, como sinal de vitalidade,
Vejamos já lá com Moisés, no seu caminho da terra prometida; ele esteve presente em Aquenatom, faraó que sonhou com um mundo de um deus único; em Amenófis IV que pedia um mundo de direitos iguais, ambos foram mortos pqelos que detinham os previlégios. Ele está presente na, República, de Platão; na Utopia, de Tomás; na Cidade do Sol, de Campanella, na nova Atlântica de Bacon; no Contrato Social de Rousseau; na Cidade da Eterna Paz de Kant; na Evolução Dialética de Hegel; no Capital de Marx; na visão do Alfa e Omega de Chardin; no Instante Eterno de Kierkegaard; na Esperança e Mistério de Marcel, e em muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário